02/09/2019 | 09/09/2019 | 16/09/2019 | 30/09/2019

FAPCOM - Rua Major Maragliano, 191 - Vila Mariana, São Paulo (SP)

100 vagas ( Não há mais vagas disponíveis )

Gratuito

Credenciamento das 08:00 às 08:30

Almoço das 12:00 às 13:00

(11) 5081-7420 | social.com@paulus.com.br

Inscrições de 15/08/2019 a 03/09/2019.
(enquanto houver disponibilidade de vagas).
Emitiremos certificados.

Público alvo: Profissionais de entidades e equipamentos da assistência social

DESCRIÇÃO DO EVENTO

Apresentação

O curso “Elaboração de Relatórios Técnicos na Área Social” tem como foco a importância  dos documentos que norteiam a prática profissional e, portanto,  a capacitação técnica dos profissionais na elaboração/encaminhamentos dos relatórios.
Tais relatórios são norteadores de decisões coletivas e individuais que podem alterar a vida das pessoas,famílias, grupos e comunidades.
A visão ideológica e processual é norteadora e inerente ao processo de trabalho. Está contextualizada em conceitos sobre território, rede(social, serviços, comunitária) e seu fluxo e funcionamento.
Para reflexão sobre o tema o conteúdo contempla o Alinhamento Conceitual -  a qualidade da coleta e registro de dados que compõe a documentação técnica, como esse conteúdo se insere na prática profissional, em equipes interdisciplinares, sugerindo formas de ações facilitadoras.
Aliada à teoria, trabalharemos situações vivenciadas e a documentação pertinente, bem como os encaminhamentos e soluções encontradas, buscando o protagonismo dos participantes e aprimoramento de suas práticas profissionais.

Objetivo

Gerais:
Oferecer aos profissionais da área social um espaço para reflexão sobre a importância da elaboração de documentação técnica da área, como ferramenta de gestão e garantia de direitos, bem como sua aplicação na prática profissional, de forma ética, no território e rede de serviços, social e comunitário onde está inserido.

Específicos: 

  1. Estimular formas de alinhamento conceitual, que envolvam a Instrumentalidade e o Instrumental e conceitos éticos e de respeito;
  2. Oferecer espaço para discussão e análise de processos de trabalho de rotina que envolvem a coleta e registro de dados, sua qualidade e importância para a elaboração de Relatórios Técnicos;
  3. Refletir sobre a capacitação individual e das equipes, na elaboração do conteúdo dos documentos, envolvimento e responsabilidade dos profissionais que o desenvolvem;
  4. Utilizar o Instrumental Técnico como ferramenta de gestão, forte aliada para os resultados esperados.

Metodologia

O Curso será realizado com a participação efetiva do grupo, utilizando o referencial teórico sugerido nas etapas aqui previstas, alinhavando com a experiência e interesse do grupo sobre o tema, de forma a contemplar as demandas trazidas e agregando conhecimento coletivo.

Para tanto, utilizaremos:
- Atividades em subgrupos para o alinhamento de conceitos e conhecimentos específicos dos alunos – Vivenciando o lugar do usuário, entrevistas elaboração de documentos.
- Utilização de vivências para observação e reflexão na prática profissional e seus desafios no território – Dificuldades/Facilidades e Aprendizados.
- Aplicação da técnica Árvore da Vida, como ferramenta de conhecimento da Família, Comunidade.

Programação

1ª Etapa – Alinhamento Conceitual –Coleta de Dados e Qualidade da Documentação Técnica

  • Alinhamento Conceitual – Instrumentalidade e Instrumental – Como consolidar os conceitos éticos e de respeito a individualidade na nossa prática profissional? Como somos vistos pelos “usuários” dos nossos serviços: Um mal necessário ou um parceiro?
  • Discutindo Conceitos Úteis – Construindo o Processo de Trabalho.
  • Falando sobre os Instrumentos Técnico Operativos – Apreensão da Realidade e a Prática Profissional.
  • Falando sobre os Instrumentos Técnico Operativos – Intervenção na Realidade e a Prática Profissional.
  • Informações Essenciais para elaboração de documentos – Passo a Passo.
  • Falando sobre Outros Instrumentos – Prontuários, Atas, Pesquisas, Questionários.
  • Falando sobre Documentação Técnica e Trabalho com Equipes Interdisciplinares – Relatórios Compartilhados?
  • Desenvolvendo Técnicas e Garantindo Respeito à Individualidade da Pessoa/Grupo/Família – Como, O que e Por quê Perguntar? Vamos construir a Árvore da Vida?

2ª Etapa – Processos de Trabalho e Documentação Técnica na Prática Profissional

  • Falando sobre o SUAS e seus desafios: Principais questões relativas a Laudos e documentos específicos dos serviços – CRAS, CREAS entre outros.
  • Falando sobre Relatórios Técnicos e sua importância para a garantia/continuidade de Certificações (CEBAS Assistência Social), manutenção de parcerias em Projetos Sociais (Relatórios Finais e Indicadores de Resultados) e/ou outro tema, de acordo com a demanda do grupo.
  • Falando sobre Relatórios Técnicos e a elaboração de Parecer Social, Laudo, Perícia e as implicações junto aos serviços públicos – Promotorias, Vara da Infância e Juventude, Conselhos Tutelares, Conselhos de Direito etc.

Para o desenvolvimento das etapas:

 Utilizando Exemplos de 04 Relatórios Elaborados e utilizados para encaminhamentos/soluções em Situações Reais em sua diversidade, sendo eles:

  • Relatório de Impacto Social – Cebas.
  • Relatório de Projetos Sociais – Parceria de Organização Não Governamental com empresas (Responsabilidade Social) e/ou órgãos governamentais, governança interna das organizações.
  • Relatório para Promotoria – Denúncia, Esclarecimentos, Mediação de Conflitos.
  • Relatório de Visita Domiciliar.
  • Relatório de Acompanhamento (Entrevista, Prontuário).

Bibliografia

1 – O Estudo Social em Perícias, Laudos e Pareceres Técnicos.Debates atuais no Judiciário, no Penitenciário e na Previdência Social. CFESS (Org.)2014.
2 – Oficina de Serviço Social : Elaboração de Relatórios e Laudos. Luiza Maria Lorenzini Gerber.
3 – A Prática Profissional Efetiva : Passo a Passo para Fortalecer a Cultura Organizacional – Revista Filantropia nº67 – Maria Iannarelli.
4 – Programas e Projetos Sociais – da Concepção do Projeto à Prática Profissional – Maria Iannarelli.
5 – Roteiro para Elaboração de Estudo Social de Família sob a Perspectiva SocioRelacional – Ademir Alves da Silva.
6 – Visitando a Família ao Longo do Ciclo Vital/ A Família como Modelo / Família e ... Ceneide M.Oliveira Cerveny.
7 – Avaliação de Projetos Comunitários – Abordagem Prática – Fernando Guilherme Tenório (Coord). Edições Loyola.
8 – Norma Técnica dos Serviços Socioassistenciais – Proteção Social Básica - PMSP

DIAS DE CURSO

02/09/2019

Início ás 08:00

Fim aś 17:00

100 Vagas

09/09/2019

Início ás 08:00

Fim aś 17:00

100 Vagas

16/09/2019

Início ás 08:00

Fim aś 17:00

100 Vagas

30/09/2019

Início ás 08:00

Fim aś 12:00

100 Vagas

PALESTRA DO EVENTO

Elaboração de Relatórios Técnicos na Área Social

08:00 ÀS 17:00

O curso “Elaboração de Relatórios Técnicos na Área Social” tem como foco a importância  dos documentos que norteiam a prática profissional e, portanto,  a capacitação técnica dos profissionais na elaboração/encaminhamentos dos relatórios.


Maria de Jesus B. M. Iannarelli

Assistente Social, formada pela FMU em 1979, Terapeuta de Família pela UNIFESP em 2009, Especialização em Gestão de Recursos Humanos pela UNIP em 1999 e Formação em Gestão para Organizações da Sociedade Civil pela Associação FIA – Instituto GESC em 2006. Atuando há mais de 30 anos na área social com experiência em organizações sociais (terceiro setor), iniciativa privada e ensino.
Atualmente é Diretora de Projetos Sociais no Centro Social Menino Jesus e do Conselho Consultivo do Instituto Filantropia.

LOCAL

FAPCOM - Rua Major Maragliano, 191 - Vila Mariana, São Paulo (SP)


Realização: