26 de Outubro de 2021

1000 vagas

Gratuito

(11) 5087-3726 | [email protected]

Inscrições de 02/08/2021 a 25/10/2021.
(enquanto houver disponibilidade de vagas).
Emitiremos certificados.

Público alvo: Seminaristas, Leigos, estudantes de Teologia

DESCRIÇÃO DO EVENTO

Apresentação

São muitos os dilemas que afligem a sociedade nesse momento de pandemia, em que até a mais física das ações, o exercício da fé, da comunhão, se tornou digital, aplicativos, lives, ferramentas, ambiente virtual e claro, com comportamentos na rede. Nesse momento atual, passamos quase todo o tempo na frente de alguma tela que nos insere nesse novo universo da alta tecnologia e interatividade. A teologia e as demais ciências humanas, diante dessa situação, sentem-se impelidas a propor novamente, questões para bem fazer uma hermenêutica deste fenômeno complexo. Afinal, como melhor interagir com essa realidade virtual? Como compreender o ambiente digital e a sua efervescência às novas consciências? Como lidar com a força da linguagem e a simbologia religiosa no ambiente digital? Como interpretar com exatidão essas questões no contexto da modernidade e da pós-modernidade.

PALESTRA DO EVENTO

Cultura digital e o fenômeno religioso, análise de narrativas de poder do sagrado no ambiente digital

08:45 ÀS 09:35

Moisés Sbardelotto

Jornalista, tradutor e consultor em Comunicação. É graduado em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e mestre e doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com estágio doutoral na Università di Roma “La Sapienza”, em Roma, na Itália. Atualmente, é professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Unisinos, onde realiza estágio pós-doutoral (bolsa Fapergs/Capes).Foi membro da Comissão Especial para o “Diretório de Comunicação para a Igreja no Brasil”, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e, de 2008 a 2012, coordenou o escritório brasileiro da Fundação Ética Mundial (Stiftung Weltethos), fundada pelo teólogo suíço-alemão Hans Küng.

MESA DE DEBATES

08:45 ÀS 09:35

Mário Marcelo Coelho

Dr. Mário Marcelo Coelho, scj - Doutor em Teologia Moral (Academia Alfonsiana - Roma, 2010). Professor da Faculdade Dehoniana – Taubaté/SP. Vice secretário da Sociedade Brasileira de Teologia Moral (SBTM);  membro do grupo Interdisciplinar de Peritos (GIP) da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); membro do Grupo de Pesquisa Pessoa Humana – Antropologia, Ética e Sexualidade - PHAES (PUC – SP) e pós-doutorando em Teologia Moral PUC-SP.

Rita de Cassia Mendes Álvares

Psicóloga e Psicanalista, consultório em São Paulo, com experiência atendimento em instituições a crianças e adolescentes, atuando com supervisão em projetos de atendimento e formação de psicólogos. Mestre em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Doutora em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo - USP. Integrante do grupo de pesquisa Pessoa Humana, Antropologia, Ética e Sexualidade - PHAES (PUC-SP)

Darlei Zanon

Frei Darlei Zanon é religioso paulino, natural de Carlos Barbosa – RS. Após a formação em Filosofia (PUCCAMP) e Teologia (FAJE), especializou-se em Comunicação (Cásper Libero – SP), com mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação pela Universidade de Lisboa-ISCTE. Autor de diversos livros e artigos, atualmente é conselheiro geral da Pia Sociedade de São Paulo e vive em Roma.

Realização: